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Conceito de Envelhecimento

 

 

Diversas teorias se propõem a explicar o processo de envelhecimento. O fator inicial que desencadeia este processo é desconhecido , com uma sintomalogia e desenvolvimento diferente para cada individuo.

Sears e Feldman propõem que o envelhecimento de qualquer célula do corpo é devido ao envelhecimento da totalidade deste mesmo corpo. A idade, sem dúvida, não afeta a todos os órgãos e sistemas com a mesma intensidade. Cada individuo envelhece de um modo diferente e neste processo intervém fatores hereditários, sexo, estilo de vida, relações afetivas. O processo de envelhecimento como um todo é uma espécie de reação em cadeia, no qual uma mudança adversa provoca outra. Esta concepção é muito coerente com a imagem unitária do homem e dos processos vivos.

A reabilitação do idoso deverá ser também pensada como um processo unitário que envolva níveis orgânicos, motores, afetivos, intelectuais e sociais. As diversas teorias sobre envelhecimento abordam aspectos parciais, que não podem ser desqualificados, porém devem constar dentro do quadro dos mecanismos reguladores da unidade intraorgânica.

As vivências de Biodança com distintos grupos de terceira idade, demonstram que o processo de envelhecimento é parcialmente reversível. Não apenas na aparência, mas sim num grande número de funções podem ser reabilitadas a nível motor, psicossomático e nos padrões de resposta emocional e intelectual.

Os fatores mais importantes no processo de reabilitação, são de caráter afetivo. Esta afirmação não parece estranha se pensarmos que a gênesis da inteligência, de acordo com Piaget, se fundamenta nas primordiais estruturas afetivas e no processo de formação da identidade. O idoso, conseqüentemente, experimenta uma perda violenta de suas relações afetivas dentro de uma sociedade que, muitas vezes, o rechaça, ocasionando uma desvalorização e perda de sua identidade como ser humano. Estas situações levam pessoas assim a inatividade, desorientação e principalmente a falta de motivação para viver. Suas funções intelectuais, concomitantemente, vão se paralisando.

O conceito de deterioração intelectual do idoso, como um fato consumado, deve ser questionado. Podemos dizer que o processo de envelhecimento de um individuo, é o resultado complexo de sua estrutura biográfica e hereditária. Lapierre, um dos maiores especialistas mundiais em reabilitação, chama a atenção sobre a importância de cada pessoa encontrar o núcleo afetivo no processo de integração das funções motoras. Este conceito muda totalmente a estratégia em reabilitação, que até agora concentra-se em funções isoladas.

A Biodança propõe um esquema simples de reabilitação integral:

 OBJETIVOS
TAREFAS
 RECURSOS DA BIODANÇA

  • Revalorização
  • Elevação da auto estima e  da confiança em si mesmo.
  • Processo de recuperação da identidade e da auto imagem corporal, cuidado com a aparência é muito importante.
  • Reabilitação física
  • Elevação do nível de saúde
  • Reabilitação estimulando a motricidade, o equilíbrio neurovegetativo, e a harmonia física.
  • Atividades
  • Movimentação harmônica, com a restauração da marcha além da recuperação do sentimento de ser útil.
  • Reabilitação motora, exercícios de marcha e coordenação, atividades criativas.
  • Equilíbrio emocional
  • Eliminação da angustia, depressão, estados de tristeza, medo da morte e momentos de fobia.
  • Elevação da qualidade afetiva das relações humanas, melhora da comunicação, exercícios de troca de carícias e afeto.

 

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Envelhecimento

O processo de envelhecimento, como já foi citado, é uma expressão da totalidade do organismo, sendo diferente em cada individuo, pode começar em qualquer órgão no sistema e partindo daí, afetar a totalidade. Em alguns casos a degeneração inicia-se pelas artérias, em outros, através do sistema nervoso, sistema respiratório ou pelos rins ou fígado. O processo de envelhecimento em sua totalidade é de maneira que, regulado desde o hipotálamo, que é o sistema coletor das emoções. Neste sentido, o envelhecimento está fortemente determinado pelos padrões de resposta emocional.

O envelhecimento, portanto é a pura expressão do estilo de vida, das atitudes frente ao mundo e as demais pessoas, enfim é a expressão final dos padrões de resposta afetiva. A queda dos níveis de energia do idoso, pode vir de origens muito diferentes: metabólico, circulatório, respiratório, etc. A crise de fadiga e cansaço se produz, geralmente, por um processo neurovegetativo que vai desde as funções trofotrópicas as ergotrópicas, senão se regula de novo quando se estabiliza em qualquer destes dois estados. A depressão pode ter causas de fundo psicológico sendo principalmente circulatórias e neurovegetativas.
É neste contexto que a Biodança tenta amenizar as limitações decorrentes da idade não só trabalhando no aspecto físico de cada um,  mas proporcionando aos seus praticantes a oportunidade de vivenciar emoções que contribuem para aumentar a autoestima, o contato com o outro e com o mundo. A Biodança leva-os a perceber e,  principalmente,  a acreditar que a vida vale a pena ser vivida, de forma intensa, em todos os momentos.


        TEORIAS

  PROPONENTES

FUNDAMENTAÇÃO

1. Da auto-intoxicação.

Metchnikov

A causa do envelhecimento do organismo humano, decorre dos produtos do metabolismo e da reação química  intestinal.

2. Do envenenamento natural.

Catele Dunouy

Todos os órgãos têm uma lei de crescimento e outra de diminuição da atividade, na medida em que o tempo passa.

3. Celular.

Child

Admite que o processo de envelhecimento ocorre em conseqüência dos componentes celulares estarem ligados a sua carga elétrica, de modo particular aos ions negativos.

4Endócrina.

Lorand

Indica ser a causa mais importante do envelhecimento a exaustão das glândulas sexuais.

5. Capilarospatia senil.

Bastai & Dogliotti

Admite que os capilares da pele dos idosos apresentam uma certo número de alterações degenerativas da mesma natureza dos capilares de todo o organismo.

6. Bioquímica.

Harnan  

A velhice é atribuída preferencialmente aos radicais livres e aos peróxidos endógenos, estando, pois, o envelhecimento devido a alterações mais a nível celular que tecidual.

7.  Programação genética.

Bourliere

A velhice seria conseqüente a acidentes geneticamente programados na cadeia dos ADN.

8. Do erro na síntese das proteínas.

Schock

O acúmulo de proteínas deficientes é considerado a fonte mais importante de deterioração da capacidade fisiológica das células.

Os seguintes sistemas
podem ser afetados:
Neurológico
Motor
Circulatório
Respiratório
Digestivo
Genital
Imunológico

A disfunção de um destes sistemas, afeta os demais com distintos graus de comprometimento. A forte tendência ao sedentarismo, vai atrofiando o sistema motor, afeta o sistema circulatório e o respiratório. O envelhecimento dos tecidos pulmonares produzidos pelo tabagismo, afeta também o sistema circulatório e nervoso. O alcolismo irá destruir a função hepática através da cirrose, alterando todo o processo metabólico e o sistema nervoso.

 

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Biodança e a Geriatria

 

1. OBJETIVOS
Os exercícios de Biodança para a terceira idade são orientados no sentido de:
  • Equilibrar funções psicológicas.
  • Produzir recuperação de habilidade motora.
  • Melhorar funções respiratórias.
  • Eliminar tensão, rigidez muscular e sintomas psicossomáticos.
  • Restabelecer, vínculos familiares e sociais.
  • Reforçar a confiança em si mesmo.
  • Estimular a harmonia e plenitude interna.
  • Melhorar o estado de ânimo (fator endotímico).
  • Melhorar o nível de comunicação.
  • Possibilitar o acesso à realidade.
2. SINTOMAS FREQÜENTES
A primeira observação e o diagnóstico inicial revelam os seguintes sintomas mais freqüentes:
  • Insônia.
  • Vertigens.
  • Doenças das articulações.
  • Problemas respiratórios.
  • Dores de cabeça.
  • Problemas cardio e cérebro vasculares.
  • Hipertensão.
  • Transtornos da visão.
  • Ansiedade.
  • Angústia.
  • Depressão
  • Perda da memória e concentração.
  • Carência afetiva.
  • Distúrbios de caráter e da capacidade de adaptação.
  • Sono excessivo.
  • Tristeza permanente, pranto.
  • Graves preconceitos.
  • Egoísmo.
  • Sentimento de inferioridade.
  • Sintomas de demência senil.
3. RESULTADOS
Linha da Vitalidade Linha da Sexualidade Linha da Criatividade
  • Aumento da resistência física.
  • Maior ímpeto vital e disposição para a vida.
  • Diminuição dos sintomas psicossomáticos.
  • Regulação da pressão arterial.
  • Diminuição da tensão e rigidez motora.
  • Maior equilíbrio neurovegetativo
  • Melhora da capacidade respiratória.
  • Aumento da saúde geral.
  • Quebra de antigos tabus.
  • Eliminação de preconceitos sexuais.
  • Estímulo a sensualidade.
  • Aumento da resposta sexual.
  • Desenvolvimento da comunicação não verbal.
  • Aumento da iniciativa existencial.
  • Capacidade de transformar sons em gestos.
  • Aumento dos interesses artísticos e criativos.
Linha da Afetividade
Linha da Transcendência
  • Melhora da comunicação com os membros da família e demais pessoas.
  • Desenvolvimento da integração afetiva.
  • Generosidade e preocupação por ajudar aos outros.
  • Eliminação de preconceitos e discriminação.
  • Conexão com a vida.
  • Sentimento de plenitude e harmonia interna.
  • Desenvolvimento dos potenciais humanos.
  • Vínculo consigo mesmo, com o outro e com a totalidade.
4. METODOLOGIA
  • O professor deve respeitar o nível motor de cada individuo e não produzir fadiga.
  • As músicas devem adaptar-se às preferências do grupo, dentro de uma lógica.
  • Os exercícios devem ser progressivos.
  • Estimular o companheirismo e espírito de equipe durante todo o processo de crescimento.
  • As aulas teóricas devem atingir os interesses do grupo e permitir ampla participação dos alunos.
  • O seguimento deve ser feito em fichas individuais.
  • Cada vivência, leva em média 1 hora e 30 minutos de duração, sendo 20 minutos para uma introdução teórica e comentários dos alunos e 70 minutos com a parte prática.
  • O trabalho deve ter continuidade para assegurar a estabilidade dos efeitos terapêuticos e de reabilitação.
  • A freqüência dos alunos é muito importante para que se possa manter uma boa dinâmica de grupo.
  • As turmas devem ter no mínimo 8 e no máximo 30 alunos.
5. INDICAÇÕES ESPECIAIS
  • Para os alunos com dificuldades circulatórias, em especial hipertensão, devem estruturar-se aulas com predomínio de exercícios que estimulam o sistema trofotrópicos, agregando exercícios da linha de Vitalidade em forma moderada.
  • Para melhorar a motricidade: exercícios de marcha, fluidez, elasticidade, eutonía e samba.
  • Para elevar a energia biológica: exercícios euforizantes e energizantes.
  • Para harmonizar o sistema nervoso: exercícios da Linha da Afetividade, regressão, massagem integrativa
6. LOCAIS E EQUIPAMENTOS ADEQUADOS
  • Sala quadrada ou retangular com dimensões que comporte no mínimo 20 pessoas.
  • Piso de madeira ou emborrachado macio.
  • Local aconchegante, arejado com boa iluminação natural.
  • Cortinas nas janelas.
  • Iluminação com lâmpadas incandescentes com sistema de controle de intensidade de luz, (lâmpadas fluorescentes são inadequadas).
  • Um bom e completo aparelho de som.
  • Discografia básica.
  • Colchonetes e bolas de tênis .
  • As vivências, podem ser realizadas ao ar livre, na grama ou terra batida em terreno plano (Biodança na Natureza) e também na piscina coberta e aquecida a 35° Celsius (Biodança Aquática).
7. ALGUNS CUIDADOS DURANTE AS VIVÊNCIAS
  • Não realizar vivências com excesso de atividades.
  • Nos exercícios em duplas, cuidar para que ninguém fique sozinho.
  • Os exercícios muito bruscos e de muita vitalidade devem ser evitados.
  • Respeitar o limite e o momento de cada aluno.
  • Orientar cada aluno da importância do "feed back" para não invadir o companheiro e não deixar-se invadir de forma alguma, dosando os limites.
  • Desenvolvimento progressivo no transcorrer das vivências, iniciando com harmonização e aos poucos vai aprofundando, introduzindo elementos de afetividade verdadeira e ativação gradativa para finalizar.
  • Os alunos devem dar férias aos pensamentos, no transcorrer da vivência para um maior aproveitamento.
  • Praticar a comunicação não verbal entre os companheiros, durante a parte vivencial da aula evitando conversas paralelas.
  • Nunca desviar os olhares dos colegas, mantendo sempre um vínculo afetivo e troca de energia durante os encontros.
  • Liberdade de escolha , sem medo de rejeitar e ser rejeitado.
  • No desenvolvimento de uma aula de biodança é necessário ter sensibilidade, ser coerente e respeitar a organicidade na seqüência das músicas a serem utilizadas.
  • No final de cada exercício, deixar os movimentos fluírem naturalmente cessando aos poucos, mesmo que a música já tenha terminado, respeitando a ressonância natural do organismo.
  • Durante o desenvolvimento da Biodança, nada deve ficar mal resolvido. O início de cada aula, após a introdução teórica, é a oportunidade para que os alunos tirem todas as dúvidas sobre as atividades realizadas até o momento, ou então, se preferirem, depois da vivência, individualmente com o facilitador.
  • As roupas dos alunos devem ser leves e confortáveis, de tecido natural, proporcionando o máximo de mobilidade aos movimentos e usadas exclusivamente para a prática de Biodança.
  • É fundamental toda privacidade durante às vivências que são participativas, não sendo permitida a permanência de observadores.
  • É importante que todos participem do primeiro até o último exercício, durante as vivências, para não quebrar a sequência da aula. Sair antes do término só em caso de extrema necessidade.
  • Os exercícios são realizados em uma sequência crescente, aprofundando-se no decorrer da dinâmica das vivências. Desta forma deve-se evitar comentários a respeito do que é vivenciado, principalmente para os não praticantes de Biodança, que podem participar de uma vivência aberta.

 

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Aula em grupo de terceira idade

A Biodança especificamente para terceira idade, podemos afirmar que é feita uma combinação de ginástica com baile. A ginástica se agrega alegria e o baile toda a descontração e o afeto por estar junto com outra pessoa ao sabor de uma boa música.

A principal preocupação no trabalho de Biodança é a profilaxia: chegar aos 80 anos e estar bem. Não somente sobreviver mas, viver com uma boa qualidade de vida, saudável e feliz. Tal como o personagem do romance Zorba o Grego, ter a satisfação de viver e dançar a vida.

Diferentemente da ginástica convencional na Biodança as pessoas descobrem novos estímulos para a vida. A vida é infinita. Despertam uma nova atitude frente as pessoas: esposo(a), filhos, netos. Incorporados em um grupo e não separados.

Ao contrário das Danças de Salão, para realizar os exercícios durante as vivências é muito simples, não existe a necessidade de saber dançar, nem aprender passos marcados e sim de disposição para criar a sua própria dança, sem que o homem seja o único condutor dos passos. Os movimentos nos exercícios, são todos harmônicos e fluidos, sendo evitados os gestos bruscos e muito rápidos.

Os praticantes de Biodança nunca se isolam em um canto da vida; estão sempre dentro de um grupo participando com alegria.

Agerip - Associação Geronto-Geriátrica de São José Rio Preto (SP)
 
PROGRAMA DE AULA TEÓRICA
Questionamentos
1-Ao idoso são impostas todo tipo de restrição:
Restrições impostas pela sociedade   Restrições impostas pela família Restrições impostas pelo organismo
             2-Como o idoso pode e deve se posicionar perante o mundo:
Saber envelhecer aceitando sua própria idade mas preservando sua saúde física e seu equilíbrio interno.
Preservar sua saúde mental, equilíbrio com as pessoas (respeitando a individualidade de cada um), equilíbrio com a natureza desfrutando o que ela tem de melhor.
Não aceitar passivamente o que lhe é imposto.
Fazer o que gosta e deseja, tomando cuidado para não invadir os limites dos outros.
Desfrutar plenamente a vida sem entregar-se a depressão.
Descobrir novos valores sociais e políticos.
3-Instrumentos de mudanças 4-Exercícios
Aquisição de novos valores.
Descoberta do desfrutar.
Obtenção de saúde.
Busca de novos estímulos para a vida.
Quebra de velhos preconceitos.
Consignas claras e objetivas.
Atuação, partes do corpo envolvidas.
Passos para a realização dos mesmos.
Restrições de alguns exercícios para
a realização de determinados movimentos.
 
PROGRAMA PLANEJADO DE VIVÊNCIAS PRÁTICAS
Modelo de acordo com as cinco linhas de vivências:
Vitalidade
Sexualidade
Criatividade
  • Roda inicial de mãos dadas.
  • Caminhar com sinergismo.
  • Caminhar com ímpeto e alegria.
  • Sincronização rítmica.
  • Segmentários.
  • Dança de fluidez.
    Dança tribal.
  • Côro guerreiro.
  • Roda de ativação progressiva.
  • Troca de abraços euforizantes
  • Roda eutônica de mãos e conexão de olhares.
  • Dançar em pares.
  • Expressão rítmica sensual.
  • Roda de movimentação pélvica.
  • Dança de contato com as mãos.
  • Acariciamento profundo nos cabelos.
  • Dança do amor.
  • Fluidez com acariciamento.
    Grupo compacto.
  • Dançar para o outro com sensualidade.
  • Roda de saudação com criatividade.
  • Siga o chefe.
  • Dança expressiva.
  • Dança dos quatro elementos.
  • Dança dos quatros arquétipos.
  • Canto orgânico.
  • Dança yin e yang.
  • Dança da semente.
  • Expressão na argila.
  • Dança do leque chinês.
Afetividade
Trascendência
Sincronização melódica a dois.
Dança sensível para o outro.
Encontro de mãos, rosto e olhar.
Acariciamento recíproco de rosto.
Dança de interiorização.
Acariciamento suave nas costas.
Dar e receber colo.
Encontros afetivos.
Roda de comunicação com as mãos na cintura.
Encontros com troca de abraços.
Caminhar adrenérgico.
Conexão com a força.
Dança xamânica.
Iluminação da presença.
Posições geratrizes.
Batismo de luz.
Iluminação interior.
Transe com batucada.
Dar e receber a flor.
Celebração em roda.
Todos os exercícios citados são acompanhados de uma ou mais músicas que compõem o acervo de semântica musical de Biodança, disponível apenas aos facilitadores.

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